Espiritualidade pode proporcionar uma vida mais saudável

Seminário na Sir Arthur Conan Doyle Society. Foto cortesia de de Elsa Rossi.

Atualmente vivendo numa sociedade cada vez mais capitalista, muitos questionam quais são os benefícios que podem trazer uma assídua prática espiritual ou religiosa. Uma outra questão bem evidente está ligada aos fatores que ocasionam a maior parte das doenças na população hoje em dia. Pesquisas com enfoque nessa área têm demonstrado que atitudes ligadas à um sistema de crenças são capazes de proporcionar mais saúde e bem-estar as pessoas.

A “Espiritualidade e Saúde” também foi tema da palestra realizada pelo Neurologista pernambucano, Hugo Martins, que também é pesquisador na área de neuropsiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. O evento que aconteceu no último domingo (03), no Sir Arthur Conan Doyle Spiritist Society, contou com presença de um público de cerca 40 pessoas. Na ocasição, o palestrante expôs a correlação entre as doenças que afetam o homem e os fatores ligados a religiosidade, baseando-se em dados de pesquisas científicas já publicadas.

De acordo com Dr. Hugo Martins, a influência da religiosidade ou espiritualidade demonstra ter impacto sobre a saúde física e pode ser considerado fator de prevenção ao desenvolvimento de várias doenças. Como exemplo, ele destacou uma pesquisa realizada durante vinte oito anos com quase 7.000 pacientes, os quais tinham idade entre 16 e 94 anos. Os dados apresentados mostram que os praticantes regulares de atividades religiosas tiveram uma menor taxa de mortalidade.

Outro aspecto debatido na ocasião levou em conta o fator ‘estresse emocial’, que segundo o Dr. Hugo teria uma importante influência no processo de produção de doenças. Para ele, o efeito nocivo de uma vida atribulada pode ser revertido com pensamentos positivos, como por exemplo, “acreditar que merece a felicidade. Ser feliz é contentar-se com o que se é, sem que isso signifique estacionar na estrada evolutiva”.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s