Sociedade Espírita Sir Arthur Conan Doyle oferece estudos, conversas fraternas, venda e empréstimo de livros em igreja datada do século XII

Por Renard Campolina Ferreira Vasconcelos

Duas crenças religiosas bastante distintas convivem de maneira harmoniosa no coração de Londres. A Sociedade Espirita Sir Arthur Conan Doyle, sociedade Kardecista fundada em 2007, funciona dentro de uma Igreja Anglicana chamada St Edmund, King and Martyr – datada do século XII – abrigando reuniões públicas, aconselhamento fraterno, estudo continuado dos livros doutrinários, além de uma feira de livros e um café brasileiro, sempre aos domingos a partir das 17h30.

Segundo Emília Ferreira da Silva, coordenadora da sociedade, a Igreja foi uma solução encontrada para a necessidade de um local central, confortável e silencioso para que as reuniões espíritas pudessem acontecer. “Apresentamo-nos aos responsáveis pelo espaço como sendo um grupo de brasileiros que estuda o evangelho de Jesus. Fomos imediatamente aprovados”, lembra.

Inicialmente os estudos aconteciam em uma sala contígua à igreja, mas em agosto de 2013 a sociedade foi convidada a ocupar o espaço principal. “No inicio alguns associados ficaram receosos devido ao atavismo existente, mas o desafio foi aceito. A experiência não podia ser melhor, pois podemos sentir na prática o ecumenismo, vivenciando duas  religiões tradicionais em um mesmo ambiente, respeitando suas diferenças e tendo uma convivência fraterna como verdadeiros irmãos em Cristo”, aponta.

No entanto, alguns novos frequentadores da casa espírita estranham as reuniões dentro de uma igreja. Segundo Emília alguns fazem o “sinal da cruz” e falam em voz muito baixa, como se estivessem em uma missa. Certa vez fizemos uma confraternização dentro da igreja – iríamos servir feijoada – então, um dos associados me perguntou: ‘Mas Dona Emília, a gente vai fazer isso dentro da igreja?’. Uma outra vez, na hora das vibrações, foi feito a prece do “Pai Nosso” aprendido no catolicismo, houve um coro repetindo a prece. Nesse caso foi recomendado  que doravante fizessemos a prece “Pai Nosso” como está no capitulo  XXVIII do ‘Evangelho Segundo O Espiritismo’.  Atualmente existe uma melhor compreensão e as pessoas já se sentem bem mais a vontade”, conta.

 Em Londres é comum encontrar Igrejas que hoje não oferecem mais nenhum tipo de cerimônia, sendo utilizadas para outros fins. Existem igrejas sendo utilizadas como bibliotecas, apartamentos e até bares. A própria St Edmund, King and Martyr pode ser alugada para festas e reuniões sociais. Emília só vê vantagens na ocupação deste espaço. “Essa Igreja  fica no coração de Londres e em um local com disponibilidade para estacionamento, uma arquitetura lindíssima em ambiente calmo e tranquilo para o estudo das obras de Allan Kardec. Acredito que tanto a espiritualidade benfeitora como os mentores espirituais da Sociedade Espírita Sir Arthur Conan Doyle e St Edmund, King and Martyr tem nos auxiliado muitíssimo nos acolhendo e nos trazendo sempre oportunidades de aprendizado neste espaço”, diz.

 Atividades em 2014

 Em 2014 algumas mudanças de horário foram implementadas nos  estudos da Sociedade. As reuniões agora começam as 17h30 com uma recepção de boas-vindas, especialmente aos que chegam pela primeira vez na sociedade.  As 18h, começa o estudo do ‘Livro dos Espíritos’ e as 18h30 do ‘Evangelho Segundo o Espiritismo’. Após os estudos os participantes são convidados ao passe e em seguida é aberta a oportunidade de se comprar livros espíritas ou pegar emprestado algum exemplar na biblioteca existente. Além disso, todos são convidados a tomarem um cafezinho tipicamente brasileiro, que tem o valor arrecado revertido para manutenção da casa.

Link para a agenda de atividades: https://sirconandoyle.wordpress.com/encontros/

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Sociedade Espírita Sir Arthur Conan Doyle oferece estudos, conversas fraternas, venda e empréstimo de livros em igreja datada do século XII

  1. sacdss disse:

    Querido Antonio Carlos,
    Muito obrigado pela atenção e a bela mensagem. Estamos todos juntos e conectados nesta grande escola que é a Terra, procurando sempre evoluir.
    Que o Divino Mestre nos ilumine para seguirmos sempre o caminho do bem!
    Abraço Fraterno,
    André

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s