Pinga Fogo

“Estamos recebendo essa noite, no Pinga-Fogo, o maior e o mais discutido médium brasileiro deste século, na opinião dos seus críticos e dos seus biógrafos!”

Em 1971, Francisco Cândido Xavier, assessorado por Emmanuel via mediunidade auditiva, foi entrevistado no programa Pinga Fogo, da TV Tupi, onde durante mais por mais de 3 horas — muito além do tempo usual do programa, de uma hora — falou sobre assuntos diversos e polêmicos, como reencarnação, sexo, divórcio, aborto, cirurgia plástica, pena de morte, a razão de ser do sofrimento humano. Tudo sob a ótica do Espiritismo, num momento em que o Brasil vivia a ditadura.

Essa entrevista, a primeira de Chico na TV e a mais famosa do programa, bateu o recorde de audiência da TV brasileira na época e representa um marco para o espiritismo no Brasil: alcançou lares e corações de 20 milhões de brasileiros por meio de 75% dos televisores ligados no país.

Foi uma sabatina histórica. Chico foi questionado ao vivo pelo apresentador Almir Guimarães e também católicos, judeus, ateus, espíritas, pastores evangélicos e jornalistas que lotavam a platéia ou que enviaram perguntas previamente. Com respostas sábias, surpreendentes e sem hesitar em nenhum momento, Chico proporcionou que a Doutrina desfrutasse, a partir daquele exato momento, de grande popularidade, admiração e respeito.

Reencarnação

Morte suave

“A morte suave do ponto de vista de continuidade de paz para além dessa vida, se deve à consciência tranquila. Cumpramos os nossos deveres compreendendo que a nossa responsabilidade tem o tamanho de nosso conhecimento. Cumpramos as nossas e a morte será sempre uma passagem para uma vida melhor.”

Mortes coletivas

Pena de morte

“Que ninguém morra em nome da justiça, pois somos todos irmãos.”

Cremação de corpos

“Legítima para todos que a desejam, desde que haja um período de pelo menos 72 horas”

Religião

“Todas as religiões que objetivam o melhoramento da criatura humana, toda religião que nos traz esta legenda de paz e de amor, autênticos, mas profundamente autênticos, sem nenhuma ofensa para ninguém, sem nenhuma desconsideração para ninguém (…) a religião baseada nesses princípios é um caminho santo que nós como espíritas cristãos respeitamos e devemos respeitar cada vez mais.”

Igreja Católica:

Umbanda

Homossexualismo

“O homossexualismo, assim como o bissexualismo, são condições da alma humana. Não devem ser interpretadas como fenômenos espantosos, como fenômenos atacáveis pelo ridículo da humanidade. Acreditamos que o comportamento sexual da humanidade sofrerá revisões muito grandes”.


Alimentação carnívora

Planejamento familiar

“O casal tem direito, perante às leis divinas, a considerar as suas possibilidades, e é muito melhor considerar essas possibilidades do que entrarmos pela depredação do delito do aborto, de vez que o aborto traz consequências ruinosas, claramente deploráveis no corpo espiritual da criatura.”



Aborto

Transplantes

Cirurgia plástica

Evolução entre dois mundos

Vida em outros planetas:

“Teremos, quem sabe, a possibilidade de entrar em contato com outras comunidades da nossa galáxia, então vamos definitivamente encerrar o período bélico na evolução dos povos terrestres, pois vamos compreender que fazemos parte de uma grande família universal, pois não somos o único mundo criado por Deus.

Portanto nós precisamos prestigiar a paz nos povos, com a delegação máxima para a ciência, para que possamos auferir esses benefícios num futuro talvez mais próximo do que remoto, se nós fizermos por merecer.”

Comunicação com seres de outros mundos

Medo de morrer

Para encerrar, o momento mais hilário conselho de Emmanual em resposta ao pânico de Chico em morrer (“com escândalo, mas com fé”) em decorrência de um desastre de avião: “Morra com educação”!

Chico foi chamado de volta ao Pinga Fogo em 1972, e os programas completos podem ser encomendados em DVD. É possível também ler a transcrição de suas palavras sábias nas duas entrevistas no recém lançado livro Pinga Fogo com Chico Xavier de Saulo Gomes.

Chico é simplesmente doce e adorável, e esses vídeos, agora com fácil alcance por meio da internet, são um presente para todos.